Foi assinado, ontem, em Macedo de Cavaleiros, o contrato de “Locação e Instalação de Equipamentos para o sistema de Telemetria de contadores de Água“, entre a Wavecom e o Município.

Com o objetivo de reduzir as perdas de água, o Município vai substituir 4300 contadores de água, na cidade, por equipamentos mais modernos e de contagem, dotados de telemetria, permitindo medir em tempo real o consumo de água doméstico e qualquer anomalia daí resultante.

Este projeto está avaliado em 1,1 milhões de euros.

Permitir medir em tempo real o consumo de água doméstico, ao fazer a recolha e centralização dos dados com recurso a um software inovador, sem necessidade de deslocação de técnicos ao terreno para receber as leituras, é um dos principais objetivos do Município.

“São milhões de euros que, todos os anos, o município deita literalmente pelo cano, por falta de condições para fazer esta monitorização em tempo real”, referiu Rui Vilarinho.

A substituição dos contadores velhos pelos novos vai ser feita nos próximos seis meses e está inserida num projeto mais alargado de redução significativa das perdas de água e, simultaneamente, diminuição do volume consumido e não faturado.

O projeto integrado reúne todas as etapas de monitorização do consumo, recolha dos dados e centralização das informações. A rede passa a ser monitorizada e o município recebe um alerta sempre que for detectado um consumo fora do normal e pode, de imediato, ativar uma equipa de técnicos para inspecionar o local e perceber se está em causa uma ruptura na rede ou um furto de água.