A Airbus SLC nomeia a Wavecom Soluções Rádio, SA como Value Added Reseller para o território de Portugal para desenvolvimento de negócio em comunicações críticas.

No âmbito do acordo, a Airbus SLC e a Wavecom passam a apresentar ao mercado soluções de valor acrescentado através de competências comuns em engenharia de comunicações, nomeadamente com a plataforma Tactilon Agnet, dirigidas a empresas e entidades cujas operações dependem de comunicações seguras e resilientes.

Agnet, a plataforma de colaboração em comunicações críticas da Airbus SLC permite comunicação individual ou em grupo, abrangendo voz, vídeo, chat e imagens, e recursos avançados, como localização e mapeamento geográfico dos elementos envolvidos numa comunicação. A Wavecom fornecerá os serviços de implementação, operação e manutenção de redes e aplicativos.

Graças a esta cooperação, a Airbus poderá explorar oportunidades e atender às necessidades de conectividade em setores importantes como aeroportos, saúde, serviços públicos e energia em Portugal. A Airbus beneficiará da experiência da Wavecom em rádio móvel e comunicações de banda larga, bem como da sua forte presença e experiência no mercado português.

A Wavecom é uma empresa especializada em tecnologias wireless, apostando na inovação e na criação de soluções próprias e diferenciadoras. Como empresa líder no mercado de comunicações seguras, a Wavecom fornecerá todo o conhecimento e experiência na área de projeto, construção e operação de redes críticas nos setores empresarial e público.

“A cooperação com a Wavecom aumenta a nossa presença no mercado português e reforça o nosso foco em oferecer soluções inovadoras de conectividade ao mercado público e empresarial em Portugal” explica Juan Carlos Hernández, CEO da Airbus SLC Espanha e Portugal. “Esta parceria permitirá responder às necessidades de conectividade em verticais importantes, como municípios, portos marítimos, aeroportos e serviços públicos e – junto com a Wavecom – ajudar as empresas na sua evolução tecnológica, com o uso da nossa plataforma Tactilon Agnet”, continua Juan Carlos Hernández.

“Esta parceria permite-nos apresentar uma solução completa de integração de aplicações críticas num ecossistema gerido e seguro, no qual as comunicações são fundamentais, visando ajudar um número crescente de empresas, que enfrentam ameaças à segurança, integridade e continuidade dos seus negócios” anuncia Mário Rui Santos (Co-CEO Wavecom

O Acordo VAR durará até janeiro de 2026 e permitirá que ambas as empresas ganhem posicionamento e liderança de mercado por meio da oferta e implementação de soluções inteligentes para responder a necessidades de segurança pública e comunicação empresarial.