No passado dia 15 de outubro, a Wavecom em consórcio com o Instituto de Telecomunicações de Aveiro, o ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, deram início ao Projeto COVIS, um projeto inovador e disruptivo, com tecnologia de ponta para o setor da saúde.

Este projeto pretende tornar possível a monitorização contínua de sinais vitais, crucial na deteção e predição de complicações clínicas, que afeta em particular a população idosa. Tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento wireless capaz de ler continuamente a temperatura, batimentos cardíacos e ritmo respiratório de pacientes que se encontram hospitalizados. 

Esta solução consiste num conjunto de sensores que recolhem as leituras dos sinais vitais provenientes do paciente, que serão encaminhados para a plataforma IoT manager, onde são armazenados e disponibilizados a diversas aplicações possíveis.

Esta nova tecnologia fará com que o contacto entre paciente e profissional de saúde seja evitado, tornando-se uma mais valia, tanto no momento atual em que nos encontramos, como também em quaisquer centros de cuidados, seja hospitais, lares de idosos, centros de cuidados paliativos, entre outros, onde os cuidados têm de ser redobrados para que não haja qualquer tipo de contágio.

O Projeto COVIS, para além de reduzir o contacto entre paciente e profissional de saúde, reforça a monitorização constante do paciente, tornando mais segura e fiável a sua recuperação. Esta tecnologia wireless evita a ligação de eletrodos físicos e elimina as restrições no movimento dos pacientes, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde. 

No final, pretende-se que o este projeto resulte num produto Wavecom, que vá integrar a sua oferta de soluções IoT (Internet of Things) de desenvolvimento próprio.