Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) em copromoção com a Wavecom, estão a desenvolver uma ferramenta de rastreio precoce para detetar o vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.

O projeto, denominado “Sensecor”, pretende facilitar a descentralização do rastreio do vírus em pacientes sintomáticos e posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção, nas unidades de saúde competentes e autorizadas.

Este projeto visa desenvolver uma Prova de Conceito deste sistema inovador e inédito que integra várias unidades: imunoensaio, aplicação móvel para smartphone e módulo de condicionamento de sinal e comunicação de dados.

O projeto conta ainda com outras duas entidades parceiras: o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

Desta forma, a Wavecom desenvolverá os módulos de sensorização e de comunicações, agindo em parceria direta com os investigadores da UA e do IT, que terão em mãos o desenvolvimento do módulo sensorial imunológico, a aplicação para smartphone e a unidade de condicionamento de sinal.

O CHBV colaborará na validação laboratorial do sistema imunossensorial com amostras reais.

Neste momento está a ser efetuada a adaptação da tecnologia desenvolvida anteriormente, para os requisitos específicos de SARS-CoV-2, estando prevista numa segunda fase a adequação, integração e implementação dos módulos que constituirão o sistema de rastreio. 

Em referência, numa nota de imprensa da Universidade de Aveiro (UA), “O sistema ‘Sensecor’ apoiará a tomada de decisão clínica rápida, minimizando o recurso a testes de diagnóstico moleculares dispendiosos, a sobrecarga de recursos humanos especializados e de profissionais da saúde, o que contribuirá para a contenção do contágio e mitigação do alastramento da pandemia”.

Nesta fase, tendo em conta a situação de pandemia agravada que se vive, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, é urgente apostar na criação de ferramentas que forneçam um rastreio precoce, rápido, eficiente, mais económico e passível de ser facilmente adquirido e utilizado pelo cidadão comum.