Logo da Carris no Case Study Smart Transportation by Wavecom

Airport Safety Communications
Ao dia de hoje, o sistema AeroMACS tem já uma enorme utilização, permitindo comunicações de alto débito na pista, mas tem ainda um grande potencial de crescimento.”

Automation & IT Manager da ANA – Aeroportos de Portugal, SA.

Testemunho de Ricardo Mourão, Business Information Development Chief da Carris, no Case Study de Smart Transportation

Objectivo

O aeroporto Humberto Delgado tinha, desde 2012, uma rede WiMAX instalada baseada no standard (IEEE 802.16), a operar na banda C (5 GHz) com o intuito de fornecer suporte a aplicações de safety e não-safety na superfície do aeródromo. Esta rede já não possuía suporte do fabricante e nem estava de acordo com o standard criado à posteriori para uma rede AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System).

Por esse motivo, pretendiam realizar o upgrade para esta nova rede, que pudesse ser certificada AeroMACS, com o empowerment de entidades como o Eurocontrol e o Wimax Forum, mas dispondo de um orçamento muito limitado e que teria também de incluir o suporte e manutenção a toda a solução por um período de 5 anos.

Solução

O objetivo passou por dotar o Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) de uma rede wireless AeroMACS, a operar na banda dos 5 GHz:

• 5 Sites;

• 8 Base stations;

• 30 CPEs fixos (câmaras CCTV, painéis de informação e LVPs);

• 10 CPEs móveis (veículos dos bombeiros e de manutenção);

• 5 anos de manutenção incluídos;

A rede tem ainda a possibilidade de integração com soluções de IoT e parcerias com os restantes stakeholders do aeroporto, companhias aéreas, equipas de ground handling, etc.

Download do “Case Study”

    Ao efetuar o registo, confirma que concorda com o armazenamento e processamento dos seus dados pela Wavecom, para o envio de Case Studies conforme descrito na Política de Privacidade e ser contactado para fins comerciais.

    Nós
    Ligamos

      Entraremos em contacto
      consigo o mais breve
      possível!