AeroMACS
Airport Safety Communications
“Ao dia de hoje, o sistema AeroMACS tem já uma enorme utilização, permitindo comunicações de alto débito na pista, mas tem ainda um grande potencial de crescimento.”
Automation & IT Manager da ANA – Aeroportos de Portugal, SA.
Objectivo
O aeroporto Humberto Delgado tinha, desde 2012, uma rede WiMAX instalada baseada no standard (IEEE 802.16), a operar na banda C (5 GHz) com o intuito de fornecer suporte a aplicações de safety e não-safety na superfície do aeródromo. Esta rede já não possuía suporte do fabricante e nem estava de acordo com o standard criado à posteriori para uma rede AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System).
Por esse motivo, pretendiam realizar o upgrade para esta nova rede, que pudesse ser certificada AeroMACS, com o empowerment de entidades como o Eurocontrol e o Wimax Forum, mas dispondo de um orçamento muito limitado e que teria também de incluir o suporte e manutenção a toda a solução por um período de 5 anos.
Solução
O objetivo passou por dotar o Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) de uma rede wireless AeroMACS, a operar na banda dos 5 GHz:
• 5 Sites;
• 8 Base stations;
• 30 CPEs fixos (câmaras CCTV, painéis de informação e LVPs);
• 10 CPEs móveis (veículos dos bombeiros e de manutenção);
• 5 anos de manutenção incluídos;
A rede tem ainda a possibilidade de integração com soluções de IoT e parcerias com os restantes stakeholders do aeroporto, companhias aéreas, equipas de ground handling, etc.
Download do “Case Study”
Ligamos