Logo da Carris no Case Study Smart Transportation by Wavecom

Airport Safety Communications
Ao dia de hoje, o sistema AeroMACS tem já uma enorme utilização, permitindo comunicações de alto débito na pista, mas tem ainda um grande potencial de crescimento.”

Automation & IT Manager da ANA – Aeroportos de Portugal, SA.

Testemunho de Ricardo Mourão, Business Information Development Chief da Carris, no Case Study de Smart Transportation
For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Política de privacidade.
I Accept

Objectivo

O aeroporto Humberto Delgado tinha, desde 2012, uma rede WiMAX instalada baseada no standard (IEEE 802.16), a operar na banda C (5 GHz) com o intuito de fornecer suporte a aplicações de safety e não-safety na superfície do aeródromo. Esta rede já não possuía suporte do fabricante e nem estava de acordo com o standard criado à posteriori para uma rede AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System).

Por esse motivo, pretendiam realizar o upgrade para esta nova rede, que pudesse ser certificada AeroMACS, com o empowerment de entidades como o Eurocontrol e o Wimax Forum, mas dispondo de um orçamento muito limitado e que teria também de incluir o suporte e manutenção a toda a solução por um período de 5 anos.

Solução

O objetivo passou por dotar o Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) de uma rede wireless AeroMACS, a operar na banda dos 5 GHz:

• 5 Sites;

• 8 Base stations;

• 30 CPEs fixos (câmaras CCTV, painéis de informação e LVPs);

• 10 CPEs móveis (veículos dos bombeiros e de manutenção);

• 5 anos de manutenção incluídos;

A rede tem ainda a possibilidade de integração com soluções de IoT e parcerias com os restantes stakeholders do aeroporto, companhias aéreas, equipas de ground handling, etc.

Download do “Case Study”

    Ao efetuar o registo, confirma que concorda com o armazenamento e processamento dos seus dados pela Wavecom, para o envio de Case Studies conforme descrito na Política de Privacidade e ser contactado para fins comerciais.

    Nós
    Ligamos

      Entraremos em contacto
      consigo o mais breve
      possível!