Sistema de Radio Trunk

“…um sistema comunicações fiável, capaz de suportar a sua utilização pelos operadores, condutores dos veículos (que utilizam os rádios de voz equipados nos metros) e o staff, que utiliza os handportables”

O histórico

Em 2006, a Bombardier Transportation contratou a Wavecom para dar consultoria sobre a rede de comunicações do Metro do Porto. Em 2007, a Wavecom ficou responsável por corrigir problemas de cobertura e de infraestrutura. Em 2009, ganhou o planeamento e a implementação da rede de rádio de voz da linha de Gondomar. Um ano depois, assumiu a cobertura da nova estação de Santo Ovídio (Gaia).

A solução

O rádio trunking do Metro do Porto usa o protocolo MPT 1327. É um sistema de rádio operacional e privado, usado também para emergências pelos condutores e pelos utilizadores de rádios portáteis. O MPT 1327 tornou-se o padrão mundial para trunking analógico e oferece:

  • chamadas de voz com níveis de prioridade, em modo conversação ou anúncio;
  • chamadas de emergência com precedência sobre as outras;
  • chamadas de dados, mensagens de estado e short data messages;
  • inclusão de terceiros, reencaminhamento e ligação a PABX e rede pública.

O projeto em números

  • 10 estações base
  • mais de 90 rádios portáteis
  • mais de 100 veículos
  • 3 repetidores
  • 64 km de cobertura, dos quais 7 km em túnel
  • 70 estações, 14 subterrâneas

Serviços Wavecom

Consultoria em rádio trunking, desenho de redes trunking, especialistas em MPT 1327, instalação e manutenção.

Descarregar o case study

Nós
Ligamos

    Entraremos em contacto consigo o mais breve possível!